Conheça o projeto socioeducativo NA DANÇA! na escola

NA DANÇA! na escola é um projeto que tem por objetivo introduzir as danças do mundo na educação e inserir os artistas chegados nos recentes ciclos migratórios no circuito sociocultural do país que os acolheu.

Em tempos em que reconhecer e conviver com a diversidade multicultural de indivíduos e grupos torna-se desafio cotidiano, o NA DANÇA! na escola propõe, a partir de vivências e trocas junto a  profissionais de origens variadas, um mergulho na riqueza dessa diversidade por meio de danças, músicas e histórias. Voltado para crianças e jovens de diferentes faixas etárias, o projeto abre possibilidades para o desenvolvimento físico, emocional, sociocultural e para motivar diversidade de expressões, aprendizagens e novos conhecimentos.

A partir de uma pesquisa com organizações que acolhem imigrantes e refugiados, foi criada uma rede de contatos que permite identificar entre esses imigrantes os artistas ligados à dança com possibilidades pedagógicas para o trabalho nas escolas.

Os que têm interesse em participar iniciam um processo com a criadora do NA DANÇA!,  a educadora e bailarina Betty Gervitz para aperfeiçoamento e adequação de suas ferramentas para as escolas brasileiras e montagem de aulas e apresentações para o público paulistano.

Iniciado em 2018, o programa já levou a dez instituições do ensino de São Paulo as danças e as histórias de Angola, do Egito, do Líbano e de Moçambique, por meio desses artistas imigrantes.

Nas seis escolas públicas participantes do projeto-piloto, as atividades foram oferecidas gratuitamente pelo NA DANÇA!, que pagou com recursos próprios os cachês e as despesas com transporte dos dançarinos e músicos. A meta de 2019 é firmar parcerias com patrocinadores, para dar continuidade ao projeto.

Ao mesmo tempo, o NA DANÇA! continua em contato com as escolas particulares que têm demonstrado interesse em levar o programa para seus alunos e corpo docente.

Queremos colocar muito mais escolas NA DANÇA! e criar novos espaços para o reconhecimento das diferentes culturas do mundo e para a atuação desses artistas e professores imigrantes. E valorizar o trabalho coletivo, multicultural, democrático e não-competitivo que tornam a dança uma poderosa ferramenta socioeducativa.

Convidamos todas as escolas interessadas no projeto a entrarem em contato pelo email bettygervitz@gmail.com

Para conhecer mais um pouco do nosso trabalho, clique no nome das instituições de ensino que já entraram NA DANÇA! na escola

EE Prof. Mauro de Oliveira

Escola Apecatu

EMEI Dona Leopoldina

EMEF Desembargador Amorim Lima

EMEB Professora Janete Mally Betty Simões

Escola Carlitos – Unidade I

Escola Carlitos – Unidade II

Colégio Magno/Mágico de Oz

EMEI Chácara Sonho Azul

Colégio Santa Cruz