Alunos e professores de escola de São Bernardo fazem uma imersão NA DANÇA! e na cultura africana

Os mundos se encontram NA DANÇA!

Há tempos a EMEB Professora Janete Mally Betty Simões, em São Bernardo do Campos, desenvolve um trabalho sobre as matrizes da cultura brasileira.

A valorização das manifestações culturais africanas sempre fizeram parte do projeto pedagógico da escola, mas, no início do segundo semestre deste ano, a coordenadora Isabel Cristina Rodrigues quis fazer algo mais amplo.

Encontrou, na rede de contatos criada pela plataforma NA DANÇA! uma oportunidade para isso.

No dia 30 de julho, 120 alunos da quinta série se reuniram no pátio da escola para aprender com o angolano Ermi Panzo danças de sua terra.

Ermi é um dos professores-colaboradores da plataforma, que reúne artistas e professores imigrantes e promove uma troca cultural com os habitantes de cidade por meio da dança e da música.

Entre suas várias ações, NA DANÇA! tem realizado atividades em escolas públicas da grande São Paulo.

Na escola Janete Mally, o trabalho começou com os alunos na faixa dos 11 anos. “Eles adoraram. Pena que durou pouco, as crianças queriam saber mais coisas sobre o Ermi”, diz Isabel.

Mas o trabalho não terminou ali. À noite, Ermi se reuniu com os professores da escola para falar sobre diversos aspectos da cultura angolana e bantu –tradição que expande fronteiras e se espalha por vários países africanos.

Ele falou, recitou e fez demonstrações por uma hora e meia. “E os professores não piscaram um olho”, conta Isabel.

A programação na escola de São Bernardo soma-se às ações socio-educacionais iniciadas em junho e já realizadas nas escolas de educação infantil Apecatu (Itapevi) e Dona Leopoldina (SP), na escola de educação fundamental Desembargador Amorim Lima e na Escola Estadual Prof. Mauro de Oliveira (ambas também em São Paulo). Os relatos e as imagens destas atividades estão reunidos nas postagens do NA DANÇA! NA ESCOLA.